O ensino de ciências na Educação Infantil


A educação infantil compreende a saída parcial da criança de 0 à 3 anos, do ambiente familiar para a entrada na vida social independente, lidando com a diversidade de indivíduos do mesmo período de vivências, dividindo o foco de atenção com outros de mesma necessidade.  De acordo com as Diretrizes curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009) em seu artigo 9º “As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira”, deste modo, o ensino de ciências na educação infantil estará pautado nestes dois eixos supracitados.
O ensino de ciências na Educação Infantil não poderá se desvincular do cuidar e o educar – termos indissociáveis –, nem dos campos de experiência apresentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
·         O eu, o outro e o nós;
·         Corpo, gestos e movimentos;
·         Traços, sons, cores e formas;
·         Escuta, fala, pensamento e imaginação;
·         Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;
Estes campos de experiências foram criados para o desenvolvimento das habilidades nas crianças de forma sistemática, respeitando-as como sujeitos de direitos “que observa, questiona, levanta hipóteses” (BNCC, 2018). Há presença das ciências no cotidiano das crianças, nos animais, nas plantas, insetos, no corpo, ambientes de praia, parques e até mesmo no urbano (se tratando das crianças que moram na zona urbana). Tais elementos aguçam a curiosidade das crianças, na primeira infância, que tendem a questionar acerca das suas experiências externas tornando-as abstrações que vão moldar suas concepções e inclusive sua forma de aprender.

A Educação Infantil é um período fundamental no processo educacional. Os ambientes escolares, ao acolherem as vivências familiares das crianças e ampliá-lo nas propostas pedagógicas, além de diversificar também consolida novas aprendizagens, tornando-se um complemento da educação familiar. Dentre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, dois em especial podem ser destacados: o explorar e o conhecer-se.

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