Aquele que abraça a própria solidão nunca fica sozinho. Sentir-se sozinho só se torna pecado quando a própria companhia não é admirada, se estás em solidão estás diante de vós mesmos. Desatino é querer chegar à plenitude cercando-se de pessoas, a solidão é a virtude dos sensatos.
Alguns dos quais julgamos nos abandonar podem ser reflexos do nosso medo de estar sozinho, pois muitos de nós não sabemos conservar alegria se não ocupando-se com a presença do outro. É necessário entender que por mais que nossos amigos, amores ou familiares possuam responsabilidades afetivas, nós somos os únicos capazes de nos preencher por completo.
Pensando dessa forma, podemos dizer que a solidão não é algo negativo e sim uma forma de fortalecer o espírito, sendo que cada qual possui uma solidão e que esta pode se manifestar de várias formas, geralmente para arte, no caso dos que a exaltam. Lacordaire dizia que é a solidão que inspira o poeta, cria o artista e anima o gênio; de fato, por mais que tenhamos auxilio do próximo, nunca chegaremos à essência de nosso ser se não por nós mesmos.
Quem sabe aquele momento em que nos sentimos tão sozinhos não seja uma manifestação da pouca atenção que damos a nós mesmos? Cobramos demais das amizades. Não é questão de andar sempre sozinho, porém, não é querer que as companhias sejam a unica forma de conforto.
Se pensarmos assim talvez evitemos tantas decepções com as pessoas e quem sabe nos livremos do peso da vaidade trazida por alguns laços superficiais. Acredito que seria possível evitar uma grande quantidade de carga emocional se passássemos a enxergar oportunidades quando estamos solitários. Para Schopenhauer, a solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais.
Mas todo extremo traz algum mal. "Solidão, um bom lugar para visitar uma vez ou outra, mas ruim de adotar como morada" - Josh Billings.
Referências
- Inspirado em Arthur Schopenhauer
Obs.: Esse texto é de reflexão do autor apesar de nunca ter lido um livro de Schopenhauer sobre este tema, conheci sua história, li citações e quis escrever algo sobre o que li.
Comentários
Postar um comentário