“A educação infantil passa por momentos
políticos importantíssimos na atualidade,” Deste
modo, se quisermos melhorar a qualidade da educação oferecida às crianças
pequenas temos que, necessariamente, nos comprometer com a qualidade da
formação dos seus professores” (Hollanda e Cruz, 2004). Na introdução do
texto, SIMPÓSIO: NOVAS perspectivas na
formação de professores da educação infantil, a autora traz o art. 62 da LDB,
que fala sobre qual formação é necessário para se trabalhar com crianças da
educação básica; legalmente é fundamental
que o profissional que trabalha na educação infantil tenha de
preferência a formação superior com trezentas horas em pratica de estagio
supervisionado ou formação mínima do
ensino médio normal (antigo magistério), que também tem sua pratica garantida;
considerando mais adequada a formação em nível superior.
A educação nas
creches/ pré – escola foi/ainda é associada com a educação familiar. educação
que perpassa pela concepção do dom de ser mãe, que é vista como cuidadora e responsável
pela educação do filho; com essa justificativa, para trabalhar com a educação
infantil satisfazia o fato de ter paciência, “gostar de crianças”, e necessariamente
ser mulher. Esta concepção é vinda historicamente das interpretações religiosas
extremistas, que traz a mulher submissa, como ser frágil e manipulável e por
isso deve estar em casa cuidando do seu marido e filhos.
Diante dessa
concepção, há de se fazer uma comparação. Se o pedagogo recém-formado, apesar
de ter elementos que poderiam ser melhores aprofundados, que conhece os
objetivos a serem trabalhados na criança de 0 a 5 anos, não tem conhecimento
necessário para lidar com as exigências da lei para a formação infantil. quiçá
os ditos "professores leigos" que não estudaram o objetivo desta
etapa da educação.
Evidencia-se
uma articulação dos referenciais teóricos discutidos no curso de Pedagogia e o
exercício profissional no espaço escolar, tornando possível um duplo movimento:
o crivo da prática permite uma apropriação mais reflexiva dos conteúdos
trabalhados na universidade, ao mesmo tempo em que os conhecimentos teóricos
favorecem uma consciência crítica sobre a própria prática. (AMBROSSETTI e
ALMEIDA )
Portanto,
é preciso compreender que a educação recebida no âmbito familiar difere daquela
recebida na instituição de educação, onde se educa um grupo de crianças, num
ambiente coletivo em que o adulto assume papeis diferentes e específicos, além
de ter um objetivo educacional. O estudante vai à creche/ pré – escola para ter
uma educação complementar a que recebe em casa; por consequência, a
prática pedagógica do profissional de educação infantil inclui variadas
atividades desde planejar experiências, até ajudar a desenvolver sua identidade;
por isso a necessidade de uma formação especifica mais profunda; fazendo
referencia as Diretrizes Curriculares Nacionais Da Educação Infantil (DCNEI),
como também tendo horas de estágios exclusivas para esta etapa da educação.
,
Para preparar o futuro
professor a desenvolver essa prática, a formação inicial em nível médio e, preferencialmente, no
curso de Pedagogia precisa enfrentar grandes desafios. Entre estes, merecem
maior destaque a formação específica, com conteúdos voltados para a prática docente
na área e a inclusão de temas relativos à Educação Infantil nas demais
disciplinas do curso. (CRUZ 2010)
Segundo
o art.29 da LDB, a educação infantil é uma etapa da educação básica que tem
como finalidade o desenvolvimento integral da criança, [...] complementando a
ação da família e sociedade. Diante deste artigo e dos argumentos apresentados,
consta que para que o critério de desenvolvimento seja cumprido, se faz necessário
tratar na universidade o currículo na educação infantil, trazendo componentes
que trate dos fundamentos históricos, filosóficos e culturais, entre outros; ampliando
assim a visão do graduando em pedagogia sobre educação, como também componentes
curriculares que possibilite a analise das DCNEI. A pratica de outros profissionais
também é de grande ajuda, com o fim de melhor preparar o profissional egresso
da faculdade.
Excelente leitura sobre a importância de uma boa formação docente na educação infantil.
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