A importância do olhar para si mesmo

                  
                       

    Muitos vivem numa vida angustiante, cheia de stress, de preocupações e desânimos sem dar espaço a pensamentos alegres. Percebemos que  chegamos ao pico do caos emocional ao notar o grave aumento no índice de suicídios, na grande quantidade de pessoas que perderam o prazer pela vida.
   
   Reverter esse quadro não é tarefa que podemos realizar apenas com uso de medicamentos por exemplo, pois quando se vai o efeito se vai a estabilidade emocional, além de oferecer risco a saúde quando em excesso,  sendo assim  para resolver este contratempo devemos ir direto à raiz. Só resolvemos um problema quando o identificamos, e se tratando de emoção não há como identificar se não fizermos uma viagem  dentro de nós mesmos.

   A auto avaliação é vital para a saúde emocional, é o primeiro passo para nos libertarmos das prisões psicológicas  que ditam nosso estilo de vida. Assim como corrigimos nossa postura diante duma advertência no trabalho, devemos corrigir nossa postura emocional quando oferecemos risco à qualidade de nossas vidas.


   Ao fazer a auto avaliação o indivíduo adquire a capacidade de enxergar o seu “eu interior”, ou seja, é capaz de enxergar seus pontos fortes e fracos, seus limites, e principalmente as mazelas psíquicas que rodeiam sua mente e trazem pensamentos negativos, que debilitam a saúde da emoção. Quero deixar bem claro que auto avaliação não resolve o problema, mas funciona como um “detector” dos males psicológicos para que assim possamos tratá-los.

   É simples, trata-se da realização do "método socrático", de fazer perguntas a   si mesmo para analisar o estado atual do próprio psicológico. Não deve haver preocupação sobre quais perguntas devem ser feitas,ao fazer a primeira, consequentemente, as outras vem logo em seguida, isso porque os quadros estão interligados. É só questão de reflexão, ao indagar seu emocional, será possível partir para o próximo passo da recuperação de sua saúde.

  

Comentários

licença de direitos autorais