ENEM História: Povos Pré-Colombianos


O termo Pré-Colombiano, refere-se aos povos nativos que habitavam a América antes da chegada de Colombo. A datação aproximada da chegada destes povos é de 20 mil anos atrás.
Quandos os espanhóis, chegaram na América em 1492, encontrou principalmente três grandes civilizações: Incas, Maias e Astecas.
Veremos detalhadamente cada um destes povos a seguir:

1. Os maias

O povo Maia fixou-se na península de Yucatan,  Golfo do México, onde hoje estão o Belize, El Salvador, Guatemala, Honduras e sul do México. Formaram um império grandioso formado por diversas cidades-estado independentes entre si e em um sistema de governo teocrático, onde seu representante governamental era visto como um deus na terra.
     A sociedade maia:

A posição social dos indivíduos era determinada pelo nascimento, a organização era deste modo:

            1º - Família real, funcionários públicos, sacerdotes, grandes comerciantes e líderes guerreiros.
            2º - Militares de baixa patente e trabalhadores especializados
            3º - Trabalhadores braçais e camponeses

Na maioria das cidades-estado apenas o terceiro grupo social pagava impostos e era composta pela maioria da população maia. 


     Economia e Cultura Maia:

A economia Maia destacava-se pelas diversas formas de controle e organização de tarefas, como o sistema de irrigação. Os Maias promoviam distribuição de alimentos para a população pobre. Na cultura Maia, a arquitetura era um ponto destacável, com a construção de palácios e templos em forma de pirâmides, além de pinturas esplendorosas. Nos templos Maias eram realizadas diversas cerimônias, onde até mesmo o coração dos sacrificados eram oferecidos aos deuses. Os Maias destacaram-se também em cálculos matemáticos, eles foram um dos primeiros povos a inserir o número zero na contagem numérica. Sua Astronomia era surpreendente para a época, conseguiram descobrir a órbita de diversos dos astros, a distância aproximada da lua e até mesmo a previsão de eclipses. Seu contato com todo o sistema de astral, permitiram construir um dos calendários mais perfeitos da época, atingindo os 365 dias da contabilização atual.

Quando os espanhóis chegaram na Península de Yucatan, encontraram os Maias já quase em extinção. Alguns historiadores citam que as cidades estavam desertas e praticamente não houve combates. Há diversas teorias que explicam o “sumiço” do povo Maia, alguns afirmam que a invasão espanhola foi predita, o que provocou a fuga da população, outros ainda acreditam que as condições climáticas e guerras com pequenas tribos tenham levado os Maias a extinção. E por fim, teorias mais extremas chegam a dizer que os Maias tinham contato com seres de outros planetas, o que explicaria suas previsões, e que estes seres levaram a população para habitar fora de nosso planeta. O que é certo, é que diversos descendentes Maias foram encontrados entre as cidades e catequizados por padres espanhóis. No entanto, da forma organizacional, esta civilização já não existia mais.

2. Os astecas

Os Astecas estavam posicionados no atual México, a sua capital era a cidade de Tenochtitilán, que na época da chegada dos europeus possuía cerca de 200 mil habitantes, fato que impressionou os espanhóis. Há uma lenda que o fundador da cidade encontrou uma Águia comendo uma serpente em uma ilha do lago Texcoco, esse episódio foi encarado como um sinal divino, especialmente do deus Sol, indicando que este era o ponto de criação da civilização Asteca. A serpente passou a ser chamada de Quetzacótl e a ser considerada a responsável pela ligação dos homens ao deus sol. 
Os prisioneiros de guerra eram bem tratados afim de serem apresentados em um festival anual, a vítima era levada aos templos, que tinham o formato de pirâmides, durante a cerimônia o sangue do sacrificado era "entregue" ao deus sol, afim de manter todo o Universo em pleno funcionamento, pois com sangue o deus Sol deu origem a tudo e com sangue tudo deveria se manter. Há relatos históricos de cidadãos Astecas espontaneamente sendo sacrificados, para eles era um caso de honra, semelhante ao de morrer em combate.
Destacavam-se por uma diplomacia incomum para a época, enviavam embaixadores ao povo vizinho e dava aos habitantes inimigos a possibilidade de pagar tributos e impostos, caso isso não fosse realizado, os Astecas atacavam a cidade/tribo. 

            A sociedade e cultura Asteca
            A estrutura social Asteca tinha sobretudo o seu Rei e sua família no topo da pirâmide social, seguidos de sacerdotes, comerciantes, artífices, camponeses e escravos. Os Astecas tinham largo conhecimento astronômico e matemático, a escrita e a metalurgia também eram bastante avançadas.  Os conhecidos “pochtecas” (comerciantes) percorriam grandes distâncias com o objetivo de comprar e vender produtos; cultivavam diversas raízes, frutas e animais.
Os Astecas eram conhecidos por seus grandes guerreiros e conquistas políticas, eles ficaram famosos por serem um dos povos que mais assassinaram espanhóis nos combates decorrentes das "novas descobertas" nas Américas. Embora, em maior número os Astecas foram dizimados pelas doenças trazidas pelos espanhóis e/ou em combate.
3. Os incas
Mais ou menos no ano 1200, no sul do atual Peru, uma pequena aldeia rural foi desenvolvida, esta aldeia deu origem a cidade de Cuzco, surgiu assim o Império Inca. Uma peculiaridade deste povo era a forma que realizava suas conquistas e do modo que tratava as culturas dos povos inimigos. Os chefes dos povos vencidos não eram assassinados, ao contrário, eram levados para Cuzco onde aprendiam o idioma Inca, os costumes, história e conhecimento administrativo dos Incas. Muitos deles eram mantidos em suas posições de reis, tendo que estar submetidos apenas ao Inca, nome dado para o soberano do povo, os conquistados podiam manter sua religião e cultura, no entanto, teriam que adicionar o deus Inti (Deus Sol) ao seu panteão de deuses e aprender toda a cultura Inca. Com isto, os Incas conseguiram expandir seu território e manter o controle de todo o reino, vale lembrar que o Império Inca foi o povo Pré-Colombiano com o maior território, corresponde ao atual Equador, quase todo litoral do pacífico da América Latina, até o norte do Chile.
                A sociedade Inca

            No topo da pirâmide estava o imperador, conhecido como O Inca, a seguir tinha seus parentes e seus funcionários. Os sacerdotes completavam a nobreza. No patamar seguinte, tínhamos os camponeses que viviam em aldeias (conhecidas como ayllus) a liderança destas aldeias era realizada pelos Curacas, que eram responsáveis pela organização da comunidade e distribuição da terra. Os incas construíram estradas com mais de 20 mil quilômetros de extensão, que alcançava até mesmo regiões montanhosas e desfiladeiros. Os Incas, viajavam a pé e utilizavam os animais para carregar as cargas; eles possuíam um sistema de correio organizado, a cada dois quilômetros existia um posto, aonde a mensagem era transmitida para o próximo mensageiro. 
            Os Incas utilizavam um instrumento chamado Quipo, que consistia em várias cordas coloridas que eram utilizadas no controle de estoques, cada nó na corda representava um registro ou contabilização. Os Incas tinham sua economia baseada na agricultura, criavam lhamas para obter carne, lã e couro. Além do deus Inti, os Incas adoravam outros deuses, semelhante aos demais povos pré-colombianos.

Suas construções eram fantásticas, os Incas faziam questão de criar suas cidades no alto das montanhas, o que dificultava o acesso de povos inimigos, a mais famosa cidade foi Machu Pichu que só foi descoberta no ano de 1911 no alto de uma montanha da Cordilheira dos Andes. Costumavam criar os chamados terraços agrícolas que eram “degraus” feitos em montes para o desenvolvimento das plantações.
4. O fim destes povos Pré-Colombianos
 Os espanhóis dizimaram diversos povos nativos. Saquearam riquezas e destruíram suas culturas. Seus descendentes passaram a viver a margem das novas sociedades desenvolvidas pelos espanhóis na América. No entanto, os europeus também transmitiram uma série de aplicações arquitetônicas e conhecimentos para os povos nativos, além de aproveitarem-se de uma série de itens da cultura nativa. Uma das batalhas mais sangrentas que marcaram o período de dominação espanhola, foi a liderada por Fernão Cortez em 1521, depois de 75 dias de cerco da cidade de Tenochtitlán os últimos Astecas que resistiram foram mortos. Em 1532, o último rei Inca (Ataualpa) foi morto e seu povo completamente rendido.


Deixe suas duvidas e sugestão de assuntos urgentes que serão atendidas no mesmo dia

autor: Dielson Costa.

Comentários

  1. Amei este tema,realmente são culturas bem diferentes, a cultura dos astecas era fazer adoração ao Deus sol com sacríficios humanos como retirar o coração de escravos para oferecer ao Deus sol e outras crueldades que realizavam,os incas construíam obras incríveis como um tipo de degraus nas montanhas para plantações e os locos de rocha que faziam para construir suas casas não precisavam de uma espécie de cimento para colar uns aos outros e os maias ainda existem apenas teorias de onde eles possam estar,alguns dizem que eles foram abduzidos por E.Ts por conta que eles eram muito ligados a astronômia e criavam muitas teorias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

licença de direitos autorais