Aperfeiçoamento da humanidade pela educação: por kant


“Talvez a educação se torne sempre melhor e cada uma das gerações futuras dê um passo a mais em direção ao aperfeiçoamento da humanidade, uma vez que o grande segredo da perfeição da natureza humana se esconde na educação” (Kant, Sobre Pedagogia, p. 16)

O trecho acima fala sobre o aperfeiçoamento da humanidade pela educação; uma vez que o autor diz que o homem é  a única criatura que precisa ser educado, para impedir que as crianças façam uso nocivo de suas força, além disso o ser humano precisa da educação para exercer o bem ao semelhante, dando a entender que se a ordem proposta for estabelecida a harmonia imperará.
Kant acredita numa educação baseada na estratégia de ensino da disciplina equilibrada à liberdade, pois desta forma, com pessoas disciplinadas, a força não seria usada contra o outro o que gera uma confiabilidade e segurança social. Sendo livre o ser humano pode criar leis para si e ensinar outros (crianças) a criar e seguir suas próprias leis, dentro de que seja digno ao ser humano, fazendo com que a sociedade esteja munida de bons mestres e aperfeiçoando a civilização para o bem comum através de sua própria história. isto é se  todos os seres humanos agissem por dever, e sempre seguissem as regras que estabelecem para si próprio  e pensar por si, objetivando o bem comum e ensinassem as crianças o como devem proceder, a humanidade seguiria em direção ao aperfeiçoamento.
Kant considera infante todo aquele que não é capaz de fazer suas próprias leis e pensar por si, portanto incapazes de fazer escolhas em prol do aperfeiçoamento da humanidade. A humanidade implica no conjunto de pessoas que estão sob leis ; esses humanos são ensinados a se submeterem aos preceitos da razão e o objetivo da educação neste trecho é o aperfeiçoamento da humanidade através das gerações que a esta recebendo.

Este trecho revela uma incerteza de Kant em relação ao ser humano, e ao futuro da educação, além de expressar certa indignação com a educação de sua época que provavelmente estava em “crise” e é o que o motiva a começar esta oração com “Talvez”; em contra partida revela esperança de que haja uma mudança que fará com que a humanidade cresça e com que a geração vindoura descubra o segredo da natureza humana com o aperfeiçoamento da educação.
autora: Cleidiane Vitoria

Comentários

Postar um comentário

licença de direitos autorais