Filosofando: Você é feliz?

O que de fato significa ser feliz? O que é a felicidade?
Ao contrário de uma busca cega, a felicidade encontra-se muito mais naquilo que o ser humano faz de si próprio, do que propriamente dos bens que conquista. Conforme a ética aristotélica (eudemonismo), as ações humanas tendem para o bem supremo que é a felicidade, para ele a realização da excelência (o melhor de si) o torna feliz.
Sendo assim, a felicidade é a satisfação em relação ao modo ao qual vivemos, a alegria, contentamento, prazer, a realização pessoal por conta das atividades que realizamos ou de quem nos tornamos. Entretanto, para muitos apenas a satisfação não é suficiente para definir e explicar a felicidade. Se não somos livres, nos tornamos escravos as influências externas e somos instrumentos de sonhos alheios, o que torna a nossa sociedade tão padronizada. Quando agimos de acordo com a nossa própria decisão e projetos de vida, decidimos de modo coerente, partimos em direção a essa tal satisfação e por vezes quebramos os padrões.
Para os gregos antigos, a felicidade está ligada à atividade do sábio, ao seu prazer de ser, de pensar, de realizar. Durante muito tempo os filósofos explicaram o homem como um ser dualista, composto de corpo e alma. De acordo com Platão, a alma antes de se encarnar teria vivido no mundo das ideias e ao se unir ao corpo ela se deteriora é escravizada pelo corpo. E o homem afim de ser feliz tem que se desprender do natural, ir além da decadência moral e do desprezo ao seu corpo, o homem deveria cuidar de seu corpo, mas valorizar acima de tudo a sua alma e a sabedoria para ser feliz.
Para o filosofo René Descartes, o homem também é dotado de corpo e alma. Mas, para ele o corpo é uma espécie de máquina que apenas obedece as regras universais e cabe a alma controlar os desejos do corpo afim de que o homem seja feliz.
Portanto, para Descartes a felicidade é o resultado de uma vida moral livre e onde todas as coisas são feitas segundo a razão. Para ele podemos sim conhecer as nossas forças e fraquezas naturais e administrá-las e somente quando começamos a ter o controle sobre elas e fazer aquilo que seja melhor para nós e não a nossa vontade natural, somos felizes.
Já para Espinosa, o corpo e a alma ou espírito é a mesma essência, ou seja, se o corpo é livre a alma também é, se o corpo é moral a alma também. Portanto, para ele o homem aumenta ou diminui em relação a perfeição e a felicidade para ele é um avanço de uma perfeição menor para uma maior e a tristeza é o inverso.
Para este filosofo a tristeza ou decadência de perfeição, só é superada através de uma emoção maior, ou um acontecimento que provoque a reversão de tristeza para felicidade.

 Ao analisar o conceito de felicidade de muitos outros filósofos, podemos notar que em quase nenhum deles ele está desassociado das relações humanas (eu X outro), consigo (eu x eu) e do envolvimento com o mundo (eu x coisas).  Portanto, na compreensão geral filosófica, o atingir da felicidade é também estar em harmonia com estes três elos, é o integrar-se com os objetivos comuns do ser humano, encontrar-se consigo, com os objetivos de vida e sobretudo, decidir ser feliz.

  

Vamos pensar e repensar as perguntas a seguir?
Ø  Você se considera feliz?
Ø  O que te faz feliz?
Ø  Você se conhece, se encontrou consigo?
Ø  Você se ama?
Ø  Como é sua relação com as pessoas ao seu redor?
Ø  Você ama as pessoas ao seu redor?
Ø  Qual sua relação com as coisas? Você é coisificado ou utiliza os objetos?
Ø  Qual sua relação com as coisas inanimadas, como as atividades que você realiza? Se sente realizado com elas? Por que?
Ø  Você consegue conviver com as pessoas?
Ø  O que é felicidade para você?
Ø  Quais seus objetivos de vida? Age para atingi-los?
Ø  Seus objetivos de vida te promovem alegria hoje?
Ø  Você decidiu ser feliz?
Ø  Como age diante de uma situação triste?
Ø  Como se posiciona diante de situações felizes?



E então, você é  feliz?

Comentários

  1. Lindo texto! Felicidade é o que desejo para todas as pessoas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Angela. Que bom que assim desejas. Felicidade é uma escolha do ser!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Iasmin. O que é ser feliz para ti?

      Excluir

Postar um comentário

licença de direitos autorais