3ª Guerra Mundial? - Entenda a tensão na Coréia do Norte


Há 10 horas atrás a Coréia do Sul atingiu um objeto não identificado na fronteira com a Coreia do Norte, acredita-se que se tratava de um drone. Os testes balísticos estão se tornando cada vez mais frequentes e o líder Norte-Coreano, Kim Jong-Un ainda ameaça atingir o continente americano com um míssil nuclear “superpotente”. Os especialistas acreditam, que se a diplomacia e pressão dos aliados do Estados Unidos não darem certo, um ataque pode ocorrer a qualquer momento. Caso, um mínimo tiro seja dado poderemos estar diante do início da Terceira Guerra Mundial.

De acordo com o US Military Times caso, uma batalha seja iniciada, ela prolongar-se-á por longos meses, muito em conta do provável apoio que seria dado pelos Chineses ou Russos.
"Qualquer um que pressuponha que isso poderia ser finalizado em 30 dias está completamente errado. Haveria literalmente milhares, dezenas de milhares, alguns dizem que mais de 100.000 vítimas civis". Mark Hertling
Os americanos já planejam como seria a invasão ao território Norte-Coreano: O ataque seria conjunto entre as três forças armadas Sul-Coreanas e Norte-Americanas, o objetivo é conquistar território através da utilização de armas químicas e combates de artilharia, a seguir as brigadas aéreas visariam atingir pontos específicos do território de King Jong-Un. Pensa-se que os Norte-Coreanos tentariam atacar inicialmente as bases aéreas e marítimas dos Estados Unidos, de acordo com especialistas americanos o regime da Coreia do Norte cavou diversos túneis que permitiriam o acesso livre ao território vizinho, o objetivo inicial seria isolar Seul sem atingi-la em cheio.
Além das proporções inimagináveis, morte de milhões de pessoas e uso de armas nucleares e químicas, a força militar dos países envolvidos nos colocaria sem dúvida diante de uma Terceira Guerra Mundial, entenda abaixo como está o quadro de alianças atualmente:
   Vale lembrar, que o envolvimento destes países não excluiria outras nações do conflito; obviamente a União Europeia teria que se posicionar e outros aliados americanos se veriam “obrigados” a um provável apoio.
Nove países possuem armas nucleares e dentre elas três estariam diretamente envolvidas no conflito (Estados Unidos, China e Coreia do Norte), e indiretamente os países europeus (como Inglaterra e França) que poderiam se posicionar como aliados americanos.
Temos que retornar ao fim da Segunda Guerra Mundial, para melhor compreender a tensão que envolve estes países:
            Após a Segunda Guerra Mundial o mundo foi dividido em duas zonas de influência: Uma comunista, controlada pela União Soviética e outra capitalista, com a liderança dos EUA. Diante deste quadro, a Coréia foi dividida em duas partes, a região norte, influenciada pelos Soviéticos e o Sul pelos americanos. No ano de 1950 a Coréia do Norte deflagrou guerra e invadiu o Sul, este combate durou três anos e foi financiado pelos americanos e soviéticos. No ano de 1953, eles estabeleceram uma trégua, mas a tensão nunca diminuiu, tendo em vista que nenhum acordo de paz foi assinado.
Deste então, a Coréia do Norte estabeleceu um regime extremista de partido único sobre controle da dinastia Kim, que assumiu o poder em 1948. Afim, de manter-se distante da influência americana os Kim fecharam-se a qualquer possibilidade de controle econômico capitalista. O regime governamental norte coreano é baseado no culto à personalidade de seu líder (King Jong Un é neto do líder que iniciou a dinastia em 1948), não há liberdade de expressão ou de imprensa, o governo promove ações de tortura, assassinatos e prisões abusivas. De acordo com a ONU os norte coreanos possuem a população mais militarizada do mundo, são 1,2 milhão de soldados e 6 mil reservistas para um total de 25 milhões de habitantes.
Com o término da União Soviética em 1991, os norte coreanos perderam o seu fundamental apoio e entraram em crise econômica; centenas de pessoas morreram de fome e houve escassez de alimentos. Os Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul iniciaram um apoio econômico, além dos Chineses, único país vizinho que mantém uma ideologia semelhante e que remonta a época do pós-segunda guerra. Entretanto, a partir de 2000 os Americanos propuseram uma unificação das Coréias, o que promoveu uma nova iniciativa de agressividade por parte dos Norte-Coreanos. Para garantir a sobrevivência do regime a dinastia Kim iniciou um programa nuclear afim de dissuadir qualquer possibilidade de invasão, além de assim, passar a ter maior poder de barganha com os ocidentais. A partir de 2006, a Coréia do Norte obteve êxito em seus testes nucleares. Todo este contexto, manteve apenas os chineses como seus únicos aliados.
Torcemos por uma saída diplomática para este caso.








Comentários

  1. meu DEUS onde este mundo vai parar?
    De qualquer jeito os soldados brasileiros serão obrigados a irem para a guerra se acontecer esta guerra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iasmin,
      Em um provável combate, certamente o Brasil se posicionará de duas maneiras: Isento ou apoiando os Estados Unidos (dependerá do governo que estiver no poder), caso tenhamos um posicionamento extremo de apoio armado, infelizmente teríamos combatentes brasileiros no fronte de batalha.
      Nossos autores agradecem sua visita.
      Continue nos acompanhando.

      Excluir

Postar um comentário

licença de direitos autorais