10 dicas para um bom desempenho nos estudos




Este texto serve a pais, professores que querem formar uma rotina para seus filhos, alunos do ensino fundamental II (6º à 9º ano), ensino médio, pré-vestibulandos e Universitários.

A maior dificuldade de um estudante, não é  o conteúdo, mas, a organização do  tempo acadêmico e pessoal.  A demanda de textos e livros para ler, resenhas, resumos, dissertações para fazer,  torna a vida dos estudantes cansativa, além de contribuir para baixa imunidade e estresse. Isso é consequência de o estudo não está incluído na rotina diária como prioridade, tendo a mesma importância da alimentação e do sono.
Nesse texto darei algumas dicas para que sua formação seja leve e para que você tenha facilidade em estudar para o componente, como também formar melhores argumentos e ter disposição para criar a partir do que é proposto pelo professor.

DICAS
1 - Tenha um horário fixo para dormir e acordar, mesmo em dias livres (tente dormir 8 horas por dia).
Dormir bem é muito importante para que nosso cérebro entenda a lógica dos componentes e até mesmo a importância dele no curso, além de nos dar disposição e concentração. 
2 - Leia a ementa sobre os componentes escolhidos antes de o semestre/ano começar e estudes os assuntos antecipadamente.
estudar os assuntos antecipadamente, procurar os principais autores que falem sobre os assuntos e ler os sugeridos pelo professor, ajuda a formar o pensamento logico-critico sobre o assunto. lembrando que não é legal se manter na visão do autor, mas usa-lo somente como referência
3 - Preste atenção em todas as falas de professores e alunos.
ouvir e estar aberto às ideias alheias ajuda a aperfeiçoar a capacidade argumentativa, quem ouve o outro, consegue mesclar as ideias para um bem comum.
4- Fale somente se tiver um posicionamento em relação ao assunto discutido, caso contrário, ouça e crie organogramas sobre a discussão
Evite iniciar suas frases com “eu acho, fulano falou, é porque,” seja firme e tenha conhecimento do que fala, a teoria é uma prática fundamentada na experimentação externa. O organograma irá te ajudar com a organização de causas e consequências além de contribuir para um pensamento transcendental.
5 - Realize as atividades o quanto antes, faça o melhor que puder.
Realizar as atividades no dia em que foram proposta, lhe trará tempo para aperfeiçoa-la e te deixará despreocupado com as atividades de outros componentes, o que evitará a famosa “bola-de-neve”.
6 - Faça uma autocrítica.
A autocrítica serve para a melhoria das suas habilidades, faça uma lista do que você é hábil e veja o como essas habilidades lhe ajudam, a lista te ajudará a ter uma visão panorâmica da sua capacidade além de mostrar quais habilidades precisam ser trabalhadas.
7 - Faça exercício físico
Exercícios físicos além de fazer bem a saúde, relaxam e mantem a disposição em grau elevado. Se não faz academia, faz uma sessão de polichinelos ou pule corda, saia para caminhar, qualquer coisa que te deixe disposto/a.
8 - Reserve um horário para relaxar
Relaxar é importantíssimo, pois sobre pressão o cérebro não produz, é preciso um momento para deixar as coisas fluírem naturalmente e da um tempo para que seu cérebro se recupere. Lembre-se o relaxamento faz parte da rotina.
9 – tenha uma agenda
A agenda servirá para anotar toda a sua rotina e marcar o que fez e o que falta fazer. Você verá o quanto você está disciplinado/a e fazendo todas as coisas sem acumulações.
10 – Exercite seu cérebro nas férias
Em suas férias, faça uma rotina e inclua a leitura de vários livros, filmes, montagem de quebra cabeças, jogos de estratégia, mapas conceituais, qualquer atividade que colabore para o seu cognitivo. 

Em resumo, os estudantes desde a educação infantil, precisam ter rotina para que o seu cérebro se acostume com a disciplina e não tenha dificuldade de conseguir manter os estudos sem ansiedades que causam stress e consequentemente o desanimo.
Todos somos capazes de estudar, basta exercitar o cérebro para isso, e como todo exercício, é cansativo no início, mas com repetições se tornam parte da vida.
Autora: Cleidiane Vitoria

Comentários

  1. amei as 10 dicas vou parar de praticar a dica 4 (eu acho,é porque,etc)vou ter a certeza do que digo.e assim construir as minhas próprias opiniões sobre determinado assunto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Iasmin. Deste modo estás seguindo a dica 6. Muito bom, ter você aqui conosco.

      Excluir

Postar um comentário

licença de direitos autorais