Interagindo com segurança na rede



Muito se tem discutido, recentemente, acerca da segurança das informações divulgadas, este assunto é de extrema  importância pois os nossos dados estão disponíveis para a empresa que retém as informações  que estão em rede (Google, Outlook, entre outras).

Geralmente os interagentes não se preocupam com essa questão, aliás nem pensam o como é feita essa segurança e o pra que tem sido usado essas informações.  
Lembrando que: A segurança da informação serve para proteger informações que não tem autorização de acesso; informação é todo assunto considerado valioso para o individuo/corporação que possa ser armazenado e transferido. 
O conceito de segurança é subjetivo, pois só se tem segurança se o sujeito assegurado tem confiança no que lhe esta disposto.

entretanto a  insegurança habita mais perto do que pensamos, esta em nossa forma de se relacionar na rede, principalmente, nas redes de mensagens instantâneas como o facebook e whatsApp; as informações digitais estão sujeitas a usos inapropriado, intencional ou não, assim sendo "não confiáveis", por essa razão devemos tomar cuidado com o que compartilhamos na rede, onde todo o tipo de caráter e diferentes conceito de intimidade e tem acesso.; temos o exemplos de  jovens que se suicidaram ao perceber as consequências de serem expostos intimamente nas redes sociais.

neste site (http://profissaofoca.com.br/adolescentes-suicidaram-se-apos-intimidades-expostas-em-redes-sociais/) esta escrito o relato abaixo com mais informações


"A jovem piauiense Júlia Rebeca de apenas 17 anos, se suicidou em 10 de Novembro de 2013.  O motivo foi o vazamento de um vídeo íntimo entre ela e um rapaz nas redes sociais. A garota filmou o próprio vídeo e logo depois da repercussão na internet , Júlia decidiu se suicidar, usando  o fio da chapinha  para enrolar em seu pescoço .
No mesmo dia do suicídio, ela postou no Twitter uma última mensagem para sua mãe: Eu te amo, desculpa eu n ser a filha perfeita, mas eu tentei… desculpa eu te amo muito mãezinha (…) Guarda esse dia 10.11.13 [sic]“.

Segundo a entrevista feita pelo Fantástico a mãe de Júlia Rebeca não sabia o que estava acontecendo com a garota e diz: “Ela não demonstrou nada, nada. Todo adolescente tem o direito de ser adolescente. Eles são inconsequentes mesmo. Essa exposição toda, do vídeo, da imagem da minha filha, é uma violação."

este caso mostra o cuidado que temos que ter em relação aos posts que fazemos. postar endereço, crianças fardadas, não ler os termos de segurança e estar atento ao que se faz na rede, principalmente pelas nossas crianças.


acredito que criança não deveria ter rede social,visto que não controlamos o que os outros postam, as redes sociais podem afetar o psicológico e emocional das nossas crianças. muitas vezes leem assuntos que estão além da maturidade deles; posts sobre sexo, casamentos falidos, violência moral, palavras torpes entre outros são agressores da educação das crianças. imagina um mundo onde os adultos estão acostumados a serem rudes por causa de costumes obtido pelas novas "babás eletrotônicas" - aparelhos digitais - em função disso os adultos precisam prestar atenção em suas crianças e no que elas estão fazendo como interagentes na rede.

Comentários

  1. Parabéns Clei, seu texto veio rico em informação e criticidade, é muito triste ver esses casos de suicídio, todos realmente devemos ser mais cautelosos quanto as nossas informações e nossa privacidade perante as redes sociais, além disso você tocar no assunto das babás eletrônicas já nos leva para um outro ponto a ser realmente criticado e avaliado, quanto as crianças nas redes acho que elas deveriam realmente ser monitoradas bem de perto para evitar qualquer tipo de transtorno.

    ResponderExcluir
  2. obrigada Amaury. é um prazer ter seu comentario aqui no blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

licença de direitos autorais