A importância da educação familiar para um país melhor

Todos falam sobre educação, dizem que não existe educação certa ou errada, mas poucos de fato pararam para pensar o significado da palavra educação. Educação não é simplesmente o saber ler, escrever, ir a escola, ou punir a criança por uma moral que está envolvida com a cultura; tudo isso faz parte da educação, contudo, educação é garantir um sistema onde o ser humano alcance a algum objetivo, em outras palavras, não existe ninguém sem educação, mas existem pessoas educadas para algo.
Por exemplo: uma criança recebe uma educação na leitura desde cedo para que leia bem e interprete, seus pais/tutores, investem tempo e dedicação nela, persuadindo-a a gostar de livros, a escrever histórias, ouvir e analisar fatos, etc. essa criança provavelmente vai se tornar um adulto que ler e interpreta/distorce situações com habilidades desenvolvidas.
A forma que essa criança será educada, influenciará o comportamento dela diante dos outros e até consigo mesma, na auto-estima, segurança e humildade.
Os objetivos estabelecidos por um adulto que entende o mundo a sua volta e se sente responsável por ele é indispensável na vida de uma criança, caso o educador não sinta responsabilidade pelo mundo em que vive, pode educar crianças que não desenvolvam um sentimento de nação; este é um dos maiores problema do nosso país. Por não nos sentirmos donos dele, o desprezamos e evitamos fazer algo pra mudá-lo, sempre o comparando com a Europa, esquecemo-nos que o Brasil deixou de ser colônia há apenas 209 anos, deste modo é um país novo e necessita de um ótimo sistema educacional, incluindo educação familiar, escolar entre outros.
Para traçar esses objetivos é necessário que se faça perguntas muito importantes como: que valores quero que a minha criança tenha? quais as prioridades quero que ela tenha? como vou conseguir isso? como ela vai contribuir para o espaço em que ela vive?
Quando educamos as crianças para contribuir com o bem comum, estamos fazendo um futuro melhor!

O importante em tudo isso é que as perguntas sejam feitas entre os pais, e refletidas durante a educação das crianças, o objetivo dos pais precisa sempre ser o mesmo, e nunca brigar sobre objetivo na presença de quem esta sendo educado.
       Lembrando que uma família precisa de afeto, confiança mutua, conversas sobre sentimento e acima de tudo isso respeito; e isto começa pelos lideres da casa.

Autora: Cleidiane vitoria

Comentários

  1. Nem tudo na vida é o que aparenta ser, sempre haverá uma lacuna por trás do que se vê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nada na vida é o que aparenta ser. na verdade, a vida é o que é, dinâmica em todos os seus sentidos e parada em todas as suas dinâmicas.

      Excluir
  2. Luís Andreolli Cimas24 de agosto de 2017 às 21:53

    Olá,
    Sou o Luís Andreolli do Podemos (PTN 19). Seu texto é de extrema importância para a sociedade atual e consideramos que sua influência na juventude soteropolitana pode contribuir para nosso partido. Venha fazer parte de nosso time!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

licença de direitos autorais