6 dicas para você se preparar para o ENEM


1 – Tenha um cronograma de estudos - É interessante você ter uma ideia do curso que pretende ingressar através do ENEM. Cada um deles possui um peso diferente, se tiver focado neste objetivo seu cronograma será mais efetivo. Em seguida, separe quais são os assuntos que mais caem no ENEM. Organize os assuntos em escala de prioridade, inicie com os assuntos que possuem mais peso para o curso pretendido.

2 – Tenha uma agenda clara - Organize uma agenda clara. Você pode iniciar sua sequência de estudos realizando um teste inicial, você pode por exemplo, tentar resolver as provas de anos anteriores. Nesta agenda, separe um tempo para descansar, você pode intercalar por exemplo, duas horas de estudo por 10 de descanso.  Outra sugestão é variar as disciplinas enquanto estuda, estudar Lingua Portuguesa um dia inteiro pode não ser muito vantajoso. Montando esta agenda, compreenda que não é interessante estudar nas vésperas da prova, portanto organize sua agenda até dois dias antes da realização da avaliação do ENEM.
3 – Faça resumos e fichamentos - Faça anotações próprias em um caderno físico ou documento virtual. Desta forma você assimila os tópicos aprendidos e ainda fica com anotações que poderão ser importantes ao longo da caminha de estudo, além de que estas anotações possibilitarão uma melhor conexão entre os conteúdos das variadas áreas do conhecimento. Essas anotações podem ser em formato de fichas ou resumos. O hábito de escrever vai auxiliar em sua preparação para a redação também.

4 – Faça simulados - Realize provas anteriores do ENEM ou busque sites que permitem realizar um simulado. A realização destes simulados, te permitirão compreender como está seu desempenho, que área do conhecimento você está com mais dificuldade e lhe permite revisar os conteúdos. Após a realização do simulado, corrija-o e identifique quais conteúdos você teve mais dificuldade e organize para estuda-lo em seu cronograma.

5 – Tenho o hábito de ler - O hábito da leitura te permitirá um melhor desempenho na realização da prova e da redação. Separe livros que te possibilite uma agregação de conhecimento voltado para os assuntos que irão cair na prova, e também tenha livros que te ajudem nas horas vagas, como por exemplo, de algum gênero que gosta de ler (romance, suspense...), desta forma você pode “relaxar” e ao mesmo tempo agregar seu cognitivo e vocabulário.

6 – Cuide de sua saúde - Tenha uma alimentação saudável, hidrate-se, durma oito horas por dia e na véspera da avaliação tente relaxar e descansar.
Autor: Dielson costa

Comentários

Postar um comentário

licença de direitos autorais