Baleia Azul (o jogo suicida)

A juventude é a fase da vida em que o ser humano está em enorme conflito, grande parte por ter que aprender a tomar decisões e ao mesmo tempo seguir conselhos que não entendem o porque deveriam seguir. Muitos jovens não tem a oportunidade de viverem em um ambiente familiar harmonioso e que os possibilite uma vida "aberta" de diálogo. 

Durante os últimos meses temos sido apresentados a um fato alarmante, o rapidamente conhecido jogo online Baleia Azul, uma espécie de RPG da vida real, cujo objetivo final é o suicídio. Os primeiros relatos foram realizados na Rússia, onde duas jovens se jogaram do alto de um prédio de 14 andares na cidade de Irkutsk, depois de terem publicado imagens de baleias nas redes sociais.

Inicialmente, o participante realiza um pacto com os "curadores" (administradores) do jogo e os desafios são enviados pelas redes sociais.Sabe-se que são 50 desafios a serem enfrentados, desde assistir filmes de terror de madrugada, desenhar uma baleia com uma lâmina no braço direito, cortar os lábios, furar diversas vezes as palmas da mão e por fim o suicídio. Diante da tentativa de desfazer o pacto firmado, o jogador começa a ser chantageado pelos curadores, que ameaçam o adolescente e  prometem atingir também sua família. 

Algumas investigações tem sido conduzidas no Rio de Janeiro, onde há suspeitas de jovens que participam dos jogos. Para a polícia o que amedronta estes jovens são as precisões das informações que os curadores possuem, para as autoridades todas as ameaças são "blefes" e as informações cujo os curadores possuem dos jovens...local de moradia, nomes de familiares e outros detalhes são coletados da própria rede que interagem com os adolescentes; a polícia destaca também que o poder de persuasão dos curadores é algo a se destacar, o que leva a suspeita que há adultos envolvidos na administração do jogo. 

Os curadores podem ser indiciados por homicídio, em caso de morte do participante (30 anos de cadeia), lesão grave (8 anos de prisão), ameaça (seis meses de reclusão), associação criminosa (3 anos de reclusão). O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 249 também estabelece uma multa de 3 à 20 salários mínimos para os pais que comprovadamente foram omissos aos sinais dados pelos filhos da participação no jogo.


Diante deste quadro é necessário que a família, escola e sociedade atentem-se para os sinais que os adolescentes podem dar:

  • Mudanças repentinas de comportamento
  • Mutilações no corpo (principalmente mãos e braços)
  • Desenhos de baleia
  • Posts nas redes sociais com a inscrição #i_am_whale (Eu sou uma baleia)
  • Cortes nos lábios
  • Furos de agulhas
  • Saídas repentinas de casa

Destaco, que os jovens que participam/participaram do jogo Baleia Azul já sofrem/sofreram em diversos aspectos psicológicos, que podem ser provocadas pela ausência e/ou distanciamento familiar, quadro depressivo...ou até mesmo pelo que chamo de "internetismo", que é perceptível na necessidade imensa desta geração de ser vista virtualmente, dos aumentos frenéticos de "curtidas", do ser "popular" a todo custo; outros, prendem-se horas e horas na internet sejam em games, bate-papos, mergulham neste mundo tão intensamente que esquecem a vida real ao seu redor...Esta alienação, que põe diante do jovem um mundo cada vez mais virtual, distancia-o de sua família, que seja por "comodidade", seja por "omissão" acredita ser melhor o filho (a) estar diante de uma aparelho do que na rua, por exemplo. Este comportamento cada vez mais presente nas famílias é o retrato do enfraquecimento do diálogo, dos laços familiares, das relações interpessoais. A Baleia Azul, portanto é um reflexo claro do quadro alarmante em que nossa juventude/família se encontra, de acordo com o Conselho Federal de Medicina há anos o suicídio é a segunda maior causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos de idade.


Por fim, caso receba mensagens e/ou convites para participar do jogo, você pode denunciar no Facebook (ao lado do botão compartilhar, clique nas reticências e escolha a opção "conteúdo violento ou prejudicial" e depois em concluir), no Whatsapp você pode denunciar como spam e bloquear o curador; é necessário também comunicar a um responsável e realizar um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia mais próxima.

Clique em seguir e sempre receba novidades de nosso blog!

Comentários

  1. Creio que, os jovens que se poem a participar deste jogo, não sabe o que é lutar para sobreviver, e acham que não tem valor nem função no mundo... E por fim acabam tendo a tendência de querer acabar com esta situação ou dor. A ponto de se matar.

    Eles querem acabar com a dor, mas não com a vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Obrigado por nos visitar. Lhe espero mais vezes. Abraços!

      Excluir
  2. Onde o mundo está?
    Só Deus na causa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mundo está aqui e nóssomos responsaveispor ele

      Excluir

Postar um comentário

licença de direitos autorais