Software Livre

Todos nós já usamos alguma forma de tecnologia digital. se você esta lendo este blog, esta interagindo com um tipo de de tecnologia digital.
O caso é: como essa tecnologia funciona. como pode colocar tantas coisas dentro de uma memoria artificial?

Como nós. os aparelhos digitais tem sua linguagem. eles falam através de um algorítimo escrito para algum função, esses algorítimos são chamados de códigos fontes. 

Código fonte é a linguagem que o ser humano usa para se comunicar com a maquina. existem vários programas compiladores com linguagens diferenciadas que constrói o soft que usamos. 

Esses códigos foram criados por pessoas que compartilhavam sem problemas os comandos para a operação de algumas maquinas, mas como o sistema capitalista é o que impera no mundo, alguém viu nesses códigos a capacidade de lucrar e então passou a comprar o código e junto com isso proibi o compartilhamento. Com a chegada do soft livre, são implantadas algumas regras para usa-lo e essas regras em geral diz que qualquer pessoa poderá criar, compartilhar, usar os códigos para o proposito que quiser inclusive propósitos capitalista dando assim abertura ao conhecimento da origem da criação de programas e abrindo portas para a solução de bugs e alem disso criações de inovações na tecnologia digital.


Comentários

  1. Muito massa!
    Como sempre o texto bem objetivo, mas que deixa claro o assunto em questão. O vídeo então...muito bem escolhido.
    Muito legal mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal mesmo, o software livre é mais um exemplo de produto visado em ajudar as pessoas, mas o sistema capitalista consegue se apoderar do mesmo, impondo certas restrições, pelo menos o capitalismo não interfere no seu funcionamento. Excelente vídeo para o tema.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

licença de direitos autorais