Entrando num portal para um mundo paralelo ;)

Há alguns anos só se falava em atravessar portais e "magicamente"
aparecer em outro mundo, em filmes de ficção cientificas  e desenhos animados, mas hoje essa travessia é mais comum do que se podia imaginar, e já tem até nome e conceito, estamos falando da cibercultura.


CIBERCULTURA

Segundo Manuel Castells é a habilidade de se comunicar desde o real até o global, e vice -versa, para diluir o processo de interação.

Com a expansão da internet e o acesso expandido de aparelhos eletrônicos o ciberespaço se tornou o parque de diversões das pessoas de todas as idades, aqui elas jogam, escutam musica, escrevem, comentam, assistem, etc.. A cibercultura quebra barreiras do espaço/tempo dando a possibilidade duma comunicação instantânea e simultânea, além disso ela nos torna autores e não só leitores o que  reconfigura o mundo do que vem a ser referencia.

Com o cibernético no campo cultural é necessário repensar a forma de educar e de se lhe dar com as pessoas desta nova era,  pois com o acesso a informação já não é preciso se submeter a uma série de conhecimentos desnecessário para os propósitos pessoais estabelecidos. O educador precisa esta inteirado nesse processo rápido e constante onde a aula de replaneja a cada instante dentro do ambiente didático. Não é mais o conhecimento do professor imperando, mas uma troca de conhecimento e uma orientação do professor ao aluno enquanto facilitador do aprendizado.

O blog é exemplo desta reconfiguração, ele traz a possibilidade de um portfólio editável e a divulgação do trabalhos de ideia de qualquer interagente que deseje essa ferramenta.  


EM CONSTRUÇÃO

Comentários

  1. Cleidiane, gostei muito de sua reflexão. Penso de maneira muito semelhante ao seu raciocínio.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional Clei, realmente o Blog é um exemplo de espaço cibernético o qual a troca de informações é quase que instantânea, e o professor passa a ter mais material para colaborar com a construção do conhecimento dos alunos.

    ResponderExcluir
  3. Sua reflexão sobre cibercultura é muito boa, pois traz elementos significativos sobre o assunto.O campo cultural e a interação social através da rede é fundamental para que pessoas e culturas saiam do anonimato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

licença de direitos autorais