Sobre Blog's em Educação

Reconstrução em Construção.


E se... os blogs fossem usados para a construção do aprendizado do ser humano.

É muito difícil dizer o que "pode" ou "não pode" ser usado como suporte educacional pensando nos benefícios, malefícios, mudanças e processo de uma forma fechada, pois a educação consegue abrir espaço para todo tipo de suporte que criem padrões e disciplinem com liberdade; mas é possível enxergar em um produto informal e globalizado, avanços significativos para educação, informação e ampliação de mundo.

 Como inserir de forma positiva, o blog como suporte educacional?


Como tudo que é  novo causa "estranheza", é necessário uma atenção especial para a inserção do blog como parte da didática educacional, para ter uma visão positiva deste adereço, vamos falar sobre os benefícios do uso do blog e quais são as possíveis consequências de aderir o blog no processo educativo.

O blog possibilita ao "blogueiro" a expansão da linguagem e criatividade de quem o utiliza. quem escreve um blog, precisa ter ideias do que escrever, do como escrever e do porque escrever, o que exercita o pensamento de forma livre e espontânea.  Existem vários blogs que bombaram falando de assuntos autênticos e escolhidos pelos próprios produtores de noticias, não é necessário ter um meio avançado de comunicação para ter acesso a noticia, pois a noticia esta ao seu redor.
... Os blogs dão espaço para algumas formas de expressão da linguagem, com bastante destaque para a escrita, tanto na forma de processo quanto na forma de produto. A escrita enquanto processo possibilita um repensar do objeto da escrita e a provocação das idéias em um ato de articulação de idéias...(Halmann, Bonilla)

uma das possibilidades que o blog traz e que é preciso na educação, é o repensar da construção e a comparação do antes e do atual, para que o próprio individuo seja agente ativo do seu aprendizado e veja o quanto ele aperfeiçoou suas teorias.

Por fim, o blog é um espaço de autores, leitores e escritores que fazem um trabalho espontâneo e continuo tornando-se independentes e agentes ativos da própria educação, acreditando contribuir para o bem comum mundial.

esse link é de um texto que fala sobre o blog em educação, quem puder dá uma olhada;
http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/pal3-vol1-dez-20091.pdf

aqui esta a lista de blogs de pessoas comuns e que se interessam por coisas comuns:
http://www.garotasestupidas.com/  blog da Camila Coutinho. assunto: Moda
http://chic.uol.com.br/ blog da Gloria Kalil .assunto: Moda
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ .assunto: politica


mas ainda fica o questionamento



Como inserir de forma positiva, o blog como suporte educacional?




Comentários

  1. Acho bastante válida a iniciativa de inserir um blog como didática educacional, tanto por possibilitar ao blogueiro um espaço para inserir conteúdos construídos de maneira pessoal, tornando-o ativo em sua própria construção de conceitos e opiniões; como também por educar e "envolver" o educando em diversas abordagens e temas, se utilizando de um fenômeno do século XXI (a Internet e suas variadas formas de comunicação).

    ResponderExcluir
  2. Sim o blog pode ser usado sim para uso didático responder sua pergunta final é bem, subjetivo porque depende muito da realidade de cada um, mas acredito que não exista uma receita pra isso e sim uma adaptação da realidade de cada discente, fora que o blog traz inúmeros pontos positivos para todos tanto pra quem escreve quanto pra quem ler, mas de maneira geral gostei da sua exposição de idéias.

    ResponderExcluir
  3. A sua abordagem foi muito legal Cleidiane! Faz-nos refletir sobre algo que acontece em nossos dias e que não podemos ser alheios a isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

licença de direitos autorais