Multiculturalismo e Globalização

Hoje muito se fala sobre compras internacionais com um click, comunicação com pessoas do outro lado do mundo, conhecimento de culturas e apropriação das mesmas, podemos até dizer que somos do país que mais combina conosco, e não do qual nascemos o que fortalece o multiculturalismo. há até quem diga que hoje a impessoalidade é culpa do whatsApp,  venhamos e convenhamos o Zap nos dá uma facilidade e comodidade que é incrível. e não podemos esquecer que as maiores celebridades hoje são os vários emoticons que estão fazendo sucesso até em festas de arrombas. MAS......

O que é multiculturalismo?

Multi: numeroso, múltiplo.
É o reconhecimento de várias culturas em um só espaço.

O que é Globalização ?

É a integração entre países economicamente, culturalmente, entre pessoas do globo terrestre.

A globalização ajuda no processo de multicultura, pois com a chegada das redes sociais e com a liberdade que a internet oferece aos internautas, as pessoas  tem mostrado o que acreditam ser importante o mundo saber, além de que a ideia das pessoas de "todo o mundo" ver, instiga aos artistas que estão nos bastidores a colocarem pra fora toda a criatividade e criar uma rotina de postagens diárias pelo compromisso com o público.

Na educação tem suma importância a criação de uma rotina e o sentimento de compromisso consigo mesmo e com o outro que é essencial para o aprender e para o aperfeiçoamento do aprender.
se ensinássemos as nossas crianças desde a tenra infância, usando a linguagem delas, o quanto é respeitável criar formas de não chocar com os diferente tipos de culturas que há em seu ambiente daríamos um grande passo para um futuro mais harmonioso.  





Comentários

  1. Suscinto e objetivo, muito bom o post. A globalização proporcionou o "encurtamento" das distâncias econômicas, sociais e culturais o que certamente (como você disse) ajuda no processo de Multiculturalismo. É preciso cada vez mais desenvolvermos a consciência nos "pequenos" do respeito pelo outro e sua cultura. Excelente!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a sua abordagem, a globalização realmente encurtou as distâncias entre lugares, e bem antes de qualquer tecnologia atual, desde os vendedores que caminhavam em terras e terras vendendo seus produtos e espalhando sua cultura e seus contos. O que desde já foi a semente para o Multiculturalismo que temos hoje.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

licença de direitos autorais