ENEM HISTÓRIA: Revolução Russa


Causas:

• Mais de 80% da população russa era composta por camponeses pobres.
• Centralização do poder na mão do Czar.
• Pobreza, fome e analfabetismo.
• Aumento dos impostos, com o objetivo de: promover melhorias nas forças armadas, para investimento em obras públicas, construção de ferrovias e financiamento para participação na Primeira Guerra Mundial.
• Dívida externa, provocada por empréstimos adquiridos junto a França e Inglaterra.
• Migração de camponeses para as cidades, desenvolvendo uma sociedade de operários que ganhavam baixos salários.
• Desenvolvimento de ideologias de oposição ao Czar, uma delas foi o socialismo de Marx. A difusão destas ideologias deu origem a diversos partidos políticos. Um deles era o Partido Operário Social-Democrata Russo, que se dividiram em: Bolcheviques e Mencheviques.

Bolcheviques e Mencheviques:

Os Bolcheviques:

      Defendiam mudanças radicais no governo, como a queda do Czar e estabelecimento de um governo liderado pelo proletariado. Seu principal líder era o Vladimir Ilitch Ulianov, conhecido como Lênin.

Os Mencheviques:

       Defendiam mudanças lentas e em uma aliança entre proletários e burgueses, até atingirem o objetivo de uma sociedade socialista. Seus principais líderes eram o Georgi Plekhanov e Yuli Martov.

O Domingo Sangrento: O início da revolução

• No inicio do Século XX, Rússia e Japão entraram em guerra pelo domínio das regiões da Manchúria e Coréia. No ano de 1905, os exércitos do Czar Nicolau II tiveram duras perdas, o que motivou-o a aumentar seu investimento no exército, o que agravou a situação financeira do país e “apertou” ainda mais a dura realidade do povo russo.
• No mesmo ano os trabalhadores russos organizaram uma manifestação pacífica para reivindicar melhores condições de trabalho. No entanto, o Czar ordenou que as tropas avançasse sobre a população, matando centenas de homens, mulheres e crianças, este episódio ficou conhecido como o Domingo Sangrento. Então, afim de continuar a lutar por seus direitos, foram criados os “sovietes”, uma espécie de partido político formado por proletários.

A queda do Czar Nicolau II

Antecedentes:

      Para recuperar seu prestígio depois do Domingo Sangrento, Nicolau II criou a Duma, que consistia em um grupo de parlamentares que auxiliaram nas decisões, além disso permitiu a criação de sindicatos de trabalhadores.
      A manutenção do exército russo na guerra, mesmo diante de todas as dificuldades, aumentou a oposição ao Czar.
      No ano de 1917 um forte inverno agravou a onda de fome no país. A população organizou diversos saques apoiado pelo exército.
      Como o exército apoiava os movimentos sociais, Nicolau II abdicou. Sendo enviado para a Sibéria com toda sua família, onde foram obrigados a realizar trabalhos forçados. Posteriormente, todos foram executados.
      Os socialistas moderados George Lvov e Alexander Kerenski assumiram o poder e realizaram reformas como: o estabelecimento de oito horas de trabalho, direitos de liberdade e de imprensa. Entretanto, eles mantiveram a Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que motivou o partido Bolchevique a organizar uma forte oposição.

A Insurreição Bolchevique:

   •      O governo provisório não conseguiu manter a revolta popular. Os camponeses realizaram a reforma agrária na prática, ocupando as terras dos nobres e da Igreja Ortodoxa.
   •      O general Kornilov tentou realizar um golpe militar, para restabelecer a família do Czar no poder. No entanto, os Bolcheviques liderados por Lênin, armaram os camponeses, impediram o golpe militar e tomaram o poder das mãos do governo.
   
      Os Bolcheviques criaram o Conselho de Comissários do Povo, uma espécie de ministério que promoveu diversas mudanças, como a estatização dos bancos, da terra e da marinha mercante e a formação de novas cortes jurídicas. Os bens da igreja foram confiscados e o ensino religioso abolido. As terras foram entregues as comunidades agrícolas e as fábricas passaram a ser geridas pelos operários.
  •      Os Bolcheviques criaram o Partido Comunista, retiraram a Rússia da Primeira Guerra Mundial e criaram a República Socialista Soviética (URSS) que era composta pela Rússia e países que a ela foram anexadas.

A guerra civil soviética:

      Os grupos anticomunistas (formados por militares e latifundiários) iniciaram uma coalizão para derrubar o Partido Comunista do poder. Este grupo era conhecido como o Exército Branco. A França, a Inglaterra, os Estados Unidos e o Japão financiaram os anticomunistas, por considerarem o governo de Lênin perigoso para o capitalismo mundial.
      Trotsky, foi escolhido para liderar o Exército Vermelho, para tal o serviço militar se tornou obrigatório e a população foi motivada por intensa propaganda comunista.
   •      Entre 1918 e 1920 os Exércitos Branco e Vermelho entraram em embate no território russo. Os camponeses deveriam entregar parte ou toda a sua produção para auxiliar nos esforços de guerra, o que agravou a situação de diversas comunidades. Além disso o Partido Comunista proibiu qualquer iniciativa privada. Em 1920, o Exército Vermelho venceu as tropas contrarrevolucionárias e os expulsaram do país, o saldo dessa guerra civil foi o extermínio de milhares de pessoas por todo o país.

A ditadura Stalinista:


   •      Em 1924, Lênin morreu de derrame cerebral. Trotsky (Comissário de guerra) e Stálin (Secretário-Geral do Partido Comunista) iniciaram uma disputa pelo poder. Stálin apoiava um fortalecimento do comunismo Russo e uma expansão para outros países. Trotsky acreditava que dificilmente o Socialismo venceria o Capitalismo. Dominando o partido, Stálin não só venceu Trotsky,  como o expulsou do país.

  •      O governo de Stálin foi extremamente ditatorial, eliminando inclusive diversos opositores (inclusive de seu partido), reprimiu a imprensa, estabeleceu um rígido controle sobre o povo e a obrigatoriedade do culto ao imperador.







autor: Dielson Costa



Comentários

  1. Sem dúvidas HISTÓRIA é a melhor matéria de todas,mas não quero deixar de fora as outras matérias;para mim relatar sobre fatos históricos é a minha maior diversão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

licença de direitos autorais