Formação docente na educação infantil

“A educação infantil passa por momentos políticos importantíssimos na atualidade,” Deste modo, se quisermos melhorar a qualidade da educação oferecida às crianças pequenas temos que, necessariamente, nos comprometer com a qualidade da formação dos seus professores” (Hollanda e Cruz, 2004). Na introdução do texto, SIMPÓSIO: NOVAS perspectivas na formação de professores da educação infantil, a autora traz o art. 62 da LDB, que fala sobre qual formação é necessário para se trabalhar com crianças da educação básica; legalmente é fundamental  que o profissional que trabalha na educação infantil tenha de preferência a formação superior com trezentas horas em pratica de estagio supervisionado ou  formação mínima do ensino médio normal (antigo magistério), que também tem sua pratica garantida; considerando mais adequada a formação em nível superior.
A educação nas creches/ pré – escola foi/ainda é associada com a educação familiar. educação que perpassa pela concepção do dom de ser mãe, que é vista como cuidadora e responsável pela educação do filho; com essa justificativa, para trabalhar com a educação infantil satisfazia o fato de ter paciência, “gostar de crianças”, e necessariamente ser mulher. Esta concepção é vinda historicamente das interpretações religiosas extremistas, que traz a mulher submissa, como ser frágil e manipulável e por isso deve estar em casa cuidando do seu marido e filhos.
Diante dessa concepção, há de se fazer uma comparação. Se o pedagogo recém-formado, apesar de ter elementos que poderiam ser melhores aprofundados, que conhece os objetivos a serem trabalhados na criança de 0 a 5 anos, não tem conhecimento necessário para lidar com as exigências da lei para a formação infantil. quiçá os ditos "professores leigos" que não estudaram o objetivo desta etapa da educação.

Evidencia-se uma articulação dos referenciais teóricos discutidos no curso de Pedagogia e o exercício profissional no espaço escolar, tornando possível um duplo movimento: o crivo da prática permite uma apropriação mais reflexiva dos conteúdos trabalhados na universidade, ao mesmo tempo em que os conhecimentos teóricos favorecem uma consciência crítica sobre a própria prática. (AMBROSSETTI e ALMEIDA )

Portanto, é preciso compreender que a educação recebida no âmbito familiar difere daquela recebida na instituição de educação, onde se educa um grupo de crianças, num ambiente coletivo em que o adulto assume papeis diferentes e específicos, além de ter um objetivo educacional. O estudante vai à creche/ pré – escola para ter uma educação complementar a que recebe em casa; por consequência, a prática pedagógica do profissional de educação infantil inclui variadas atividades desde planejar experiências, até ajudar a desenvolver sua identidade; por isso a necessidade de uma formação especifica mais profunda; fazendo referencia as Diretrizes Curriculares Nacionais Da Educação Infantil (DCNEI), como também tendo horas de estágios exclusivas para esta etapa da educação.
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Para preparar o futuro professor a desenvolver essa prática, a formação inicial em nível médio e, preferencialmente, no curso de Pedagogia precisa enfrentar grandes desafios. Entre estes, merecem maior destaque a formação específica, com conteúdos voltados para a prática docente na área e a inclusão de temas relativos à Educação Infantil nas demais disciplinas do curso. (CRUZ 2010)


            Segundo o art.29 da LDB, a educação infantil é uma etapa da educação básica que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, [...] complementando a ação da família e sociedade. Diante deste artigo e dos argumentos apresentados, consta que para que o critério de desenvolvimento seja cumprido, se faz necessário tratar na universidade o currículo na educação infantil, trazendo componentes que trate dos fundamentos históricos, filosóficos e culturais, entre outros; ampliando assim a visão do graduando em pedagogia sobre educação, como também componentes curriculares que possibilite a analise das DCNEI. A pratica de outros profissionais também é de grande ajuda, com o fim de melhor preparar o profissional egresso da faculdade.

Comentários

  1. Excelente leitura sobre a importância de uma boa formação docente na educação infantil.

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