REFORMA POLÍTICA JÁ!

O Brasil é um país considerado democrático que não atende os critérios da democracia; por essa razão há tolerância da "corrupção aberta" por parte dos brasileiros. Diante disso falaremos sobre o conceito de democracia.

O QUE É DEMOCRACIA
Democracia é um tipo de de governo onde o centro é o povo, isso não significa que o povo tomará a decisão, mas que haverá espaço na administração do país para que todos os cidadãos sejam ouvidos, e questionados. seria necessário que desde crianças os seres humanos fossem ensinados a ouvir e estar aberto a analisar e julgar com um justo juízo, visando o bem comum, a visão do outro. Não se trata só de ouvir calado e entender, se trata de compreender e saber avaliar se é bom ou ruim para todos.


Desde o início da republica a historia do brasil não é de sucessos e de um povo que luta pela sua terra, mas sim de poder, status e fama. Nos últimos anos, se vê mais participação do povo no governo, mesmo que essa participação seja de forma ingenua e cheias de não conhecimentos de causa, é importante, pois mostra que as pessoas tem prestado mais a atenção no que está acontecendo no seu país. Ainda há muitos ajustes a se fazer, que só será feito ao longo da história (daqui a 50, 100 anos), mas o ajuste só acontecerá se alguém começar a lutar.
            A primeira república era mantida pela conhecida política do café-com-leite e dos coronéis, momento histórico em que as elites Minas-São Paulo alternavam-se no poder, “aliados” ao exército brasileiro, realizavam as eleições mediante o conhecido voto de cabresto. A posteriori, temos a ditadura militar, que obviamente não pode ser enquadrado como um período democrático. Seguidamente, a nova república que se iniciou com o término do período militar e criação da Constituição Federal de 1988, trouxe para muitos pela primeira vez uma “luz democrática” ao nosso país. Entretanto, neste mesmo período tivemos diversos casos de corrupção, dois presidentes sofreram impeachments e uma coerente "desconfiança" da população em relação aos três poderes.
Exatamente na data deste post, o atual presidente Michel Temer, está completamente “mergulhado” em um caso de corrupção que pode levar à “queda” do líder do executivo. Após assumir o poder de maneira bastante conturbada, Temer possui uma das menores popularidades entre os últimos presidentes, iniciou propostas de reformas impopulares (como da previdência, por exemplo), foi acusado de "golpe" pela oposição (para muitos ele manobrou a saída de Dilma Rousseff) e no escândalo atual é acusado de dar o aval na compra do silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha. Líderes da oposição abriram processo de Impeachment, caso haja a queda de Michel Temer, seria iniciado um processo de eleições indiretas, ou seja, os Parlamentares escolheriam o novo Presidente e vice-Presidente. Vale ressaltar, que a responsabilidade desta escolha estaria nas "mãos" de um poder Legislativo completamente "manchado" pelos mais diversos motivos corruptivos e eleições diretas para situações como esta, não estão previstas na Constituição.
Diante deste quadro, acredito que devemos ir um pouco mais longe de questões partidárias e da proposta de Eleições Diretas; é perceptível que o câncer da corrupção assola a maioria de nossa classe política e sem dúvida põe em xeque toda a “isenção” dos partidos nos casos de corrupção. Não basta um simples #foraDilma ou #foraTemer, mas, sobretudo, é preciso recorrermos a mudanças mais profundas e que atinja toda a classe política nacional, corrigindo questões como os altos salários dos parlamentares, os gastos absurdos de gabinete e a redução do número de partidos.


Minha proposta de reforma política:

1 - Diminuição do número de partidos e o fim do Fundo Partidário.

2 - Redução do número de cadeiras do Legislativo (Federal, Estadual e Municipal).

3 – Abertura de plebiscitos “online" para resolver questões polêmicas.

4 - Redução dos salários dos parlamentares, fim da maioria dos “auxílios” recebidos (Vale Paletó, Gasolina...). Além de corte salarial para os políticos ausentes nas sessões.

5 - Limitação do número de funcionários dos parlamentares, padronizando a quantidade e quais os cargos necessários.

6 - Plano de carreira para os cargos de Ministros do Governo e do Judiciário, além disso é preciso transparência em todo o processo de escolha. Neste caso os líderes dos três poderes, perderiam a autoridade de escolha ministerial e os cargos passariam a ser ocupados por técnicos devidamente selecionados em plano de carreira e a seleção seria realizada por instituições específicas.

7 - Obrigatoriedade de apresentação de plano de governo pelos candidatos, registrado em cartório, publicado em Diário Oficial e anunciado em rede nacional, através da mídia; caso contrário, sua candidatura seria anulada. 

8 - Voto aberto para todos os casos votados no Congresso.


Compreendo que estes pontos aqui colocados, ainda são "primários", pois é necessário uma maior discussão em cada um destes tópicos, mas os considero bastante imediatos, no entanto é necessária um amplo debate afim de definir como funcionaria na prática esta proposta. Além disso, compreendo que há ainda outros pontos aqui não debatidos. Não espero que esta mudança tão necessária, parta da camada política, não acredito que nossos "representantes" seriam tão coerentes com sua missão primordial de defender os interesses da população. Algo precisa ser feito, uma reforma política profunda precisa acontecer e ela é muito mais imediata que qualquer outra que está em discussão em nosso país. 

Precisamos mudar o país. E você? Qual seria sua proposta? Deixe nos comentários.

texto editado por Cleidiane Vitoria.

Comentários

  1. Urgente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossos autores agradecem sua visita.
      Continue nos acompanhando.

      Excluir

Postar um comentário

licença de direitos autorais