O filosofo e sua atuação




O que é um filosofo ou o que ele faz, depende muito da compreensão que se tem a respeito do que é Filosofia. 
Embora, raramente encontremos algo do tipo: “contrata-se filósofos”; eles estão em toda parte e em todas as áreas. Podem atuar nas mais diversas áreas: desde o ensino, escrita, pesquisa, política ou até em algumas instituições.

Há uma vasta produção bibliográfica que visa explicar o que é a Filosofia, aqui vai uma visão geral dos meus estudos sobre o assunto

O QUE É FILOSOFIA
A filosofia é o ramo das ciências humanas que faz análise transcendentais sobre variadas questões relacionadas à verdade, ao conhecimento, à existência, à moral, à mente, estética e linguagem; não se trata de um pensamento instrumental (quando pensamos somente para resolver problemas), mas do "parar para pensar" literalmente, tirar um tempo para pensar sobre um assunto relacionado a vida.
A filosofia dedica-se a compreender questões sobre a humanidade e na existência da vida, embora discuta a religião e a fé, não se baseia nestas, mas na razão, ou seja, a filosofia é uma análise racional da existência humana.

A etimologia da palavra filosofia (grego) nos traz o significado aproximado de: amor à sabedoria.

RAMOS DA FILOSOFIA

Metafísica
Ontologia
Cosmologia
Lógica
Epistemologia
Ética
Filosofia da Educação
Teoria do conhecimento ou estudo das diferentes modalidades de conhecimento humano:
Filosofia da linguagem
Filosofia da arte ou estética
Filosofia da História
Filosofia política:
História da Filosofia: 
Filosofia da Educação:
Filosofia da Administração
Dentre outros...

ATUAÇÃO DE UM FILOSOFO
Hoje em dia o campo de atuação da filosofia é maior na área de ensino, mas existem outras áreas em que o formado em filosofia pode atuar, são essas: 


  • críticos políticos, jornalísticos ou artísticos. 
  • escritores, na carreira política ou como "conselheiros" nos mais diversos campos, como é o caso de instituições ecológicas ou voltadas para a Bioética. 
  • funções de colunista em revistas ou curadores em museus.
esses campos se ampliam quando o estudante se dedica a outra área em paralelo com a filosofia, por exemplo. o filosofo que estuda outro idioma pode se tornar tradutor de obras clássicas, pode ser o diferencial competitivo em carreiras de jurista , psicologo, neurocientista entre outros
Para muitos eruditos, qualquer pessoa pode ser “considerada” Filosofa, pois o pensar transcendentalmente, o agir reflexivo e o aprofundamento em uma temática, através de questionamentos e reflexões faz parte do “pensamento filosófico” e isto pode ser realizado por qualquer indivíduo.
Entretanto, é corrente em nossos dias que esta visão pode estar equivocada, tendo em vista, que é necessária uma preparação acadêmica neste sentido (bacharel, licenciatura, mestrado e doutorado em filosofia), para outros é preciso uma produção filosófica relevante, seja na interpretação das visões filosóficas existentes ou através do desenvolvimento de uma teoria própria. Mas, há quem diga que isto é restringir a Filosofia, é retirar sua característica democrática, produtiva e revolucionária, pois delimitaria esta missão para poucos indivíduos, o que não era o objetivo dos Filósofos pré-socráticos, por exemplo. 

Assim completa André Comte-Sponville:


“- O que é um filosofo? É alguém que pratica a filosofia, em outras palavras, que se serve da razão para tentar pensar o mundo e sua própria vida, a fim de se aproximar da sabedoria ou da felicidade. ”

editado e reorganizado por: Cleidiane Vitoria

Comentários

Postar um comentário

licença de direitos autorais