O Brasil é uma republica democrática? saiba a diferença entre democracia e republica

Embora, a imprensa intitule o Brasil de "um país democrático". O nosso modelo governamental é a República.
É isso mesmo, há diferença entre democracia e república!

Vamos ver a diferença básica entre eles?!...

A palavra república vem do latim res+pública, que significa coisa do povo, este termo começou a ser utilizado em Roma. Já a palavra democracia, deriva do grego demo + kratos, que significa governo do povo, este termo teve origem nas cidades-estado gregas, principalmente em Atenas.

República = coisa do povo
Democracia = governo do povo
__________________________________________________________
Parece não haver diferença?
Vejamos...

Na prática a democracia era um governo em que o poder estava na mão do povo (vale ressaltar que apenas pessoas livres e do sexo masculino eram considerados "cidadãos" nas cidades-estado), uma reunião era convocada, o problema era discutido e uma votação era estabelecida afim de resolver a questão. Ou seja, na democracia todos os problemas eram levados para voto direto de todos os cidadãos. Em países republicanos, isto ocorre apenas durante a realização de plebiscitos e referendos.

Já a República, desde os seus primórdios em Roma, é organizada de maneira diferente. O povo escolhe seus representantes, e estes tomam as decisões em nome do povo. Ou seja, deste modo, o povo não toma decisões diretamente, mas escolhe representantes que irão "falar" por ele. Este é o modelo de governo brasileiro.

É isso mesmo, o nosso país não é uma democracia!
Na verdade, poucas comunidades no mundo podem ser consideradas democráticas!
__________________________________________________________
E hoje?

O modelo democrático é ideal para pequenas populações, tendo em vista que rapidamente poderia se convocar uma reunião e decidir uma questão, além disso este modelo governamental reduz consideravelmente os gastos da máquina pública e combate diretamente a corrupção. Entretanto, em locais aonde o número populacional é extenso, seria completamente inviável aplicar a democracia; tendo em vista, que facilmente uma maioria iria se utilizar desta vantagem para oprimir minorias, além de ser bastante custoso e nada prático convocar inúmeras pessoas sempre que for necessário discutir e votar algum tema.

Alguns especialistas tem discutido uma saída para aplicabilidade da democracia nos dias atuais. Entre elas, esta a utilização da internet para tornar o modelo democrático aplicável atualmente, a ideia seria o desenvolvimento de uma página ou software em que todas as situações estariam abertas a votação, ao longo do tempo isto permitiria ao Legislativo apenas o desenvolvimento das leis, sendo o povo o responsável por votá-las. Esta mudança "enxugaria" a máquina pública (entende-se que junto com este modelo teríamos a redução do número de parlamentares), reduziria os casos de corrupção e colocaria finalmente o povo como protagonista nas decisões nacionais. Mas, como organizar um sistema tão transparente que permitisse a confiabilidade das decisões de uma nação?

E você o que acha?



Autor: Dielson Costa

Comentários

  1. vemos o sofrimento da população atualmente!
    não podemos afirmar que "todos" os políticos são ladrões,pois em outros locais pode haver a possibilidade de existir políticos corretos.

    ResponderExcluir
  2. olá Iasmim!
    que bom que você tem essa visão do sofrimento popular, pense nesse sofrimento como seu também, pois você também é Brasileira.
    A nossa ideia de nação é muito precária, e é preciso mudar isso para que o rumo da história mude também!

    ResponderExcluir
  3. Não aguentamos mais esta falsa democracia.
    Achei muito bacana se houvesse um verdadeira democracia.
    com certeza, a maquina publica iria se enxugar o povo estaria engajado diretamente com os problemas.
    A população teria participação direta com as votações, visando o crescimento do pais.
    Com certeza iria diminuir a corrupção os interesse próprios a ganancia o enriquecimento elicito.
    Hoje vivemos sistema republicano, a onde nossos politico fazem parte de quadrilhas organizada.
    É o que tem acabado com nosso pais.

    ResponderExcluir
  4. Não sabemos ainda o que somos e o que temos,a verdade é que somos uma demobagunça pública .Todos fazem confusão com coisa do povo"República" e governo do povo"Democracia".Aqui no Brasil o governo nunca foi do povo...mas governo para sacrificar o povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, o que falta ao povo brasieliro em geral é conhecimento e vontade de participar ativamente da sociedade que compõe. O sentimento de nação é muito importante para que haja uma mudança no cenário político e social em nossa republica. Muito obrigada pela contribuição

      Excluir

Postar um comentário

licença de direitos autorais