Como surgiu o Dia das Mães?

Desde o período da Idade Antiga, há relatos de festivais entre povos tribais em torno de figuras maternas ligadas a fertilidade e ao amor. Na Idade Média, as figuras maternas ganharam um simbolismo diferenciado, sobretudo através da imagem de Maria e outras figuras femininas, destacando-se entre as principais simbologias da "cristandade". Entretanto, apenas no século XX as mães passaram a ter uma data especifica de homenagem.
No ano de 1872 a escritora Julia Howe organizou em Boston, um encontro de mães, sendo considerado o primeiro da história. Em 1905, em uma cidade do Estado da Virgínia Ocidental, Estados Unidos. A filha de pastores, Anna Jarvis perdeu sua mãe  e diante de todo o quadro de dor provocado pela perda de um ente querido, ela resolveu iniciar um movimento junto com outras mulheres da Igreja Metodista da região, ensinando a crianças a importância da figura materna e sempre no mês de maio, realizando diversas homenagens. O objetivo era incentivar os laços familiares. De 1905 até 1908 Anna lutou para que se instituísse o Dia das Mães, no dia 10 de maio de 1908, um destes cultos de homenagem, teve grande repercussão e chegou até o governador do estado. Até que em 26 de abril de 1910, o governador da Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, introduziu o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas do estado. Consequentemente outros estados norte-americanos também aderiram à comemoração. No ano de 1914, todos os Estados Unidos passaram a comemorar esta data sempre no segundo domingo de maio. Posteriormente, mais de 40 países passaram a celebrar a data e Anna ficou internacionalmente conhecida como a patrona do Dia das Mães.
No dia 12 de maio de 1918 a Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, iniciou a comemoração desta data no Brasil, mas somente em 1932, o a data foi oficializada como feriado, pelo presidente Getúlio Vargas.  Atualmente, é uma das datas que mais “efervesce” o comércio brasileiro.

Deixe sua opinião sobre o Dia das Mães!


autor: Dielson Costa

Comentários

  1. Não existe dia das mães ; não é apenas um dia específico sim todos os dias.
    este é apenas um dia de comércio , ou seja , que padarias,lojas,perfumarias,shoppings,etc ficam lotados por causa disso, os comerciantes só querem ganhar dinheiro, há filhos que vivem brigando com a mãe e no "dia delas" o presenteia com um presente e depois daquele dia especial continua brigando.
    QUEM FAZ ISSO COM A MÃE É UMA PESSOA FALSA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iasmin, de fato nos dias atuais o Dia das Mães tornou-se um trampolim para a economia. Nossos autores agradecem sua visita.
      Continue nos acompanhando.

      Excluir

Postar um comentário

licença de direitos autorais