Filosofando: A verdade

Filosofando: A verdade


"A verdade é inconvertível, a malícia pode atacá-la, a ignorância pode zombar dela, mas no fim; lá está ela." Winston Churchil (Considerado o maior primeiro ministro britânico do século XX).

"A verdade é que não há verdade." Pablo Neruda (um dos maiores poetas chilenos do século XX).

O que é a verdade? Ela é inquestionável, absoluta? Não há verdades? Como podemos definir a verdade? Como estabelecer a linha de separação entre mentira e verdade? Por que para falarmos da verdade, utilizamos a figura de alguém acorrentado?



É preciso estabelecer aqui uma diferença entre verdade e realidade, embora ambas pareçam a mesma coisa, podemos entende-las de maneiras diferente em determinadas situações, se afirmo que um colar é de diamantes, mas trata-se de uma bijuteria, logo menti no que trata-se ao material que é feito o objeto, mas o objeto existe, logo é real. Entretanto, não é real a minha afirmação. Ou seja, algo pode ser falso mas real.  
O dogmatismo nos dá certezas não questionadas, muitos se firmam naquilo que supõe ser verdadeiro, abre mão da dúvida e se recusa a repensar seus conceitos.  Embora as coisas mudem, o dogmático permanece paralisado nos conhecimentos dados de uma vez por todas. Resistindo ao diálogo, tem medo do novo e por vezes tenta impor aos outros seu ponto de vista.

Na Antiguidade grega, o filósofo Górgias de Leontini (séc. IV a.C), desenvolveu três teses:
a) O Ser não existe;
b) Se existisse alguma coisa, não poderíamos conhecê-las;
c) Se a conhecêssemos, não poderíamos comunica-las aos outros. 

Outro grego, Pirro de Élida (séc. IV-III a.C.): a atitude correta do sábio é a suspensão do juízo e, como consequência prática, a aceitação com serenidade do fato de não poder discernir o verdadeiro do falso. 
David Hume (séc. XVIII) reconhece os limites muito estreitos do entendimento humano. Ele afirmava que estamos subjugados aos nossos sentidos, sentimentos, certezas e hábitos e, portanto nossas certezas são diminuídas a probabilidades. Nesse sentido, Hume refere-se ás crenças teóricas e práticas, que podem ser corretas ou incorretas e nos orientam no cotidiano.  Assim, quando um jogador movimenta uma bola, aceitamos assim  o princípio da causalidade: o homem foi a causa do movimento da bola ( que é seu efeito). Isto porém é uma crença até você observar e notar que é real.

A verdade é a representação do mundo como ele realmente é ou como nos parece?
O que é real é verdadeiro?
Aquilo que você acredita pode ser provado? E se não, por isso deixa de ser verdadeiro? Temos como fundamentar nossas respostas?

O Universo digital nos apresenta uma realidade (verdade) que não existe na prática. O cinema apresenta diversas histórias que inserem um questionamento interessante: "Será que o que temos como real, na verdade é uma ilusão?", "será que toda a realidade que conhecemos não faz parte de um sistema ilusório?" 

Verdades absolutas em determinadas culturas, são relativas em outras. Por este motivo, diversas vezes, encontramos duas ou mais pessoas discutindo suas ideologias, e de maneira bastante veemente defendem seu ponto de vista, não permitindo nem ao menos ouvir o outro lado da moeda, a sua verdade é tão absoluta para ele, que é capaz de encerrar todos os argumentos do outro, sem nem ao menos conhecê-los em profundidade. 

E você é capaz de responder esta pergunta? O que de fato é a verdade?

"Viajem" nesse trecho do filme Matrix:



Fonte:


  • Dielson Costa - Teólogo, pós graduado em docência em História, Teologia e Filosofia. Membro do FORMACCE (Currículo e (IN) Formação - UFBA)







  • Comentários

    1. Excelente texto. Bem elaborado. A verdade é algo discutido por muita gente e tema das mais diversas religiões.
      Visitando pela primeira vez e já amei o blog!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado Ângela. Será um prazer continuarmos postando assuntos interessantes relacionados a educação. Ficaremos sempre na espera de sua visita em nosso blog! Abraços!

        Excluir
      2. muito obrigada! seja bem vinda e quando quiser deixe sua contribuição!

        Excluir
    2. Verdade, mentira, certo, errado, é tudo relativo, tudo vareia; talvez leis naturais, talvez construções culturais... Como podemos definir? Algo complexo para discutir.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não precisa definir. acredito que o importante seja encontrar um ponto em que haja beneficio para "todos". acima de tudo aprimorar o conceito de respeito.

        Excluir
    3. Caros, obrigado pela contribuição.
      É importante, que diversos temas sejam discutidos, como disse o "colega" é preciso manter o respeito, sempre! Agora, acredito que há verdades naturais, estabelecidas por leis que regem a vida em todo o Universo e há verdades culturais que divergem de povo para povo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Concordo com vocês. Agora, assim como o Dielson disse, acho que há certas coisas que são verdades inegociáveis e inegáveis e há verdades que mudam de cultura para cultura. Ótima discussão! Vocês poderiam continuar a falar de assuntos semelhantes...

        Excluir
      2. Vocês são professores? Estou encantada com os textos, a educação e os temas que vocês escolhem... Acompanho alguns blogs, vocês poderiam facilmente escrever para este que acompanho: http://blog.wpensar.com.br/

        Excluir

    Postar um comentário

    licença de direitos autorais