Ética ou Moral?

Você sabe qual a diferença que há entre Ética e Moral?
Diante do atual quadro político brasileiro, tem sido comum o uso destes termos, normalmente as pessoas não sabem diferenciá-las. Vamos descobrir suas definições abaixo:
O que é ética?
Do grego “ethos”, cujo significado é, “refúgio”, “morada”, isto é, lugar habitável, agradável. Contudo, na filosofia, esta expressão está ligada ao “caráter” a “índole de um indivíduo ou grupo. Considera-se então a ética como um “modo de ser” ligado à essência da ação humana. Ela é notada principalmente pela forma como lhe damos com outras pessoas e com as situações cotidianas. Uma conduta ética pode ser aquela regida por valores morais.
A ética pode ser definida também como uma união de conhecimentos, que são resultados de investigações do comportamento humano, com a tentativa de explicar as regras morais de forma fundamentada e racional. Ou seja, trata-se de uma reflexão sobre a moral.
Sendo assim, afirma-se que a ética é uma área filosófica que discute a moralidade. Que fundamenta e organiza as regras morais.
O que é moral?
Do latim “Morales”, que traduzindo significa “relativo aos costumes”, ou seja, aquele ponto de vista que ao longo do tempo acabou se consolidando como a regra mais aceita.
Pode ser definida como as regras aplicadas e utilizadas cotidianamente pelos cidadãos. Estes princípios norteiam os julgamentos sociais, definindo questões como o que é errado ou certo, moral ou imoral. 
Deste modo, a moral é um resultado cultural que fixou um padrão de regras sociais e necessárias para uma boa convivência entre todos os membros da sociedade. Ou seja, a moral depende da região em que estamos inseridos, pois depende destes valores culturais. 
Diferenciando:
Logo, a ética visa estudar o comportamento humano e suas regras morais, inclusive questionando-as. A moral é tudo aquilo que a própria sociedade considera como correto/incorreto. A primeira estuda as regras morais e por vezes considera algum aspecto moral como “ultrapassado”, a moral para sofrer alterações, dependeria de diversos aspectos culturais e cronológicos.
Exemplificando:
  • Recentemente o jogador do São Paulo, Rodrigo Caio confessou ao juiz da partida entre o tricolor paulista e o Corinthians que foi ele quem "pisou" no próprio companheiro de equipe, levando assim o árbitro a retirar o cartão amarelo do jogador adversário, Jô. Tal atitude, foi elogiada e considerada ética por parte de muitos jogadores e técnicos, mas também indiretamente criticada por outros companheiros de profissão, de certa forma tal ação prejudicou sua equipe, pois o cartão retiraria o jogador adversário do confronto de volta. Embora tal atitude seja considera ética e moral em nossa sociedade. No meio "futebolístico" ela pode ser imoral, por não se tratar de um comportamento aceito e praticado cotidianamente neste meio social, muito embora haja campanhas de "conscientização" (Fair Play) por parte da FIFA.

  • De igual modo, temos tramitando em nosso país, uma discussão a respeito da "legalização" do Caixa Dois (recebimento de valores não declarados). Para muitos políticos o Caixa Dois é algo natural, comum e até tradicional no meio político e são a favor da aprovação da "legalização" desta ação que dá/daria margem para o recebimento de propinas e valores ilícitos. Certamente, isto é imoral (rejeitado pela maioria) e antiético (contrário as regras ligadas ao comportamento humano) entre a sociedade brasileira, mas evidentemente esta atitude é completamente moral no meio político.


Comente, discuta, compartilhe.
Dielson Costa

Comentários

  1. Muito bom! Por uma país mais ético e moral!

    ResponderExcluir
  2. sempre acreditei que a ética e a moral esta ligada ao que "faço com os outros o que acredito ser justo comigo". claro que há a compreensão dos valores culturais que precisam ser respeitados, isso é impossível de esquecer!!
    boa postagem Dielson!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, esses são os conceitos éticos que julgas coerente. E neste caso, nem sempre o que acreditamos ser o correto é aceito pela maioria.

      Excluir
    2. Valeu pelo comentário, espero sempre sua visita por aqui, abraços!

      Excluir
  3. Incrível, muito bem desenvolvida parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Juciara. Lhe espero sempre por aqui. Se desejar sempre ser informado de novos posts, basta nos seguir (página principal > seguir). Grato!

      Excluir

Postar um comentário

licença de direitos autorais